"Nós somos um uísque sério, mas de uma atmosfera familiar - o uísque está no coração dessa família."

Master Blender Billy Leighton personifica o espírito de um uísque sério que não se leva muito a sério.

Com quase uma década de experiência como Head Blender atrás dele, a precisão de Billy pode ser rastreada até o seu primeiro papel, como contador de estágio na antiga Destilaria da Irish Distillers. Quando lhe foi dada a oportunidade de entrar em produção, Billy passou de calcular o IVA para a Vatting House, onde preparou o uísque para engarrafamento. Com o passar dos anos, seus deveres cresceram, eventualmente englobando mistura, armazenagem, maturação e expansão ainda mais na destilação. Hoje, seu papel o vê casando uma série de notas, idades e tipos de grãos, criando uma paleta de sabores que se combinam para formar toda a Família de Jameson Whiskedy.

"Você não pretende se tornar um liquidificador de uísque desde o primeiro dia", diz Billy. "O que ajudou foi a experiência que eu reuni com minha produção de uísque, mas talvez mais especificamente, do ponto de vista da mistura, o conhecimento íntimo de minhas ações provou ser mais valioso". Longe de ser vestido em um laboratório e rodeado por tubos de ensaio, é o trabalho de Billy para gerenciar o estoque e prever as demandas futuras.Talvez a contabilidade não era o início mais improvável para este misturador, afinal. "A prioridade máxima é a gestão dos estoques de amadurecimento para se certificar de que o tipo certo de uísque será Disponíveis na idade certa e nos tonéis certos ", disse Billy. "É a única maneira que podemos confiantemente e consistentemente manter suprimentos de toda a Família Jameson, de Jameson Original até a Jameson Rarest Vintage Reserve".

Se a abordagem de Billy para a gestão de ações é um tanto sistemática, então sua apreciação do gosto complexo e texturas de Jameson Irish Whisky revela um lado poético para o Master Blender. Ao descrever o Jameson Vintage Reserve, parte da qual é exclusivamente amadurecido em barris de porto, Billy volta a suas memórias de infância; "Eu descrevi-o como ameixas, talvez um elemento de pêssegos ... mas realmente me leva de volta ao jardim das traseiras de minha bisavó, onde ela tinha uma ameixa no jardim. Para mim, é isso que você recebe; Suculência carnuda real ".

Billy encerra lírica em sua descrição dos vários uísques de Jameson, com palavras altamente emotivas e pessoais que ele próprio distingue os tons de caramelo de baunilha torrado dos sabores de carvalho, tudo parte do que ele chama de "o topo do espectro de sabor". Quer seja através da diligência que ele mostra em seu trabalho ou a linguagem que ele usa para descrevê-lo, Billy está seriamente comprometido com a causa e dedicado a garantir as melhores condições estão disponíveis para o uísque para amadurecer.

Billy Leighton Video

Com quase uma década de experiência como Master Blender atrás dele, a precisão de Billy pode ser rastreada até seu primeiro papel, como contabilista estagiário na Destilaria da Irish Distillers. Quando lhe foi dada a oportunidade de entrar em produção, Billy passou de calcular o IVA para a Vatting House, onde preparou o uísque para engarrafamento.


A antiga destilaria do Jameson poderá estar fechada até Março, mas a nossa destilaria em Midleton estará aberta.

Visite-nos