"Pode ser um objecto inanimado, mas tem uma personalidade - você sente um vínculo com ele - é um organismo vivo e respirador".

Assim diz o nosso Head Cooper, Ger Buckley, uma ferramenta auto-confessada obsessiva, e um homem cujo conhecimento da madeira cresce muito além de sua vida profissional. Um verdadeiro artesão na forma mais pura da palavra, Ger é uma quinta geração Midleton Cooper que usa os mesmos métodos e ferramentas como seu avô. Sua paixão provém não apenas da linhagem de sua família, mas também de seu fascínio com os variados atributos que sua fonte preferida permite.

As ferramentas de seu ofício são uma extensão do próprio Ger. "Eu coleciono e interpreto ferramentas - estou interessado na maneira como alguém pode usar uma ferramenta diferente de mim", um facto evidenciado por um de seus bens mais preciosos, um malho de 90 anos, com um punho desgastado por gerações de uso familiar. Foi durante seus anos de formação como aprendiz, pelo seu próprio pai, que Ger se familiarizou com a ascendência de seu papel, com os métodos de coopering sofrendo apenas a menor das mudanças desde o Império Romano.

Supervisão do fornecimento e manutenção de todos os barris em que Jameson é amadurecido, Ger é responsável por garantir que a Destilaria de um milhão de barris de carvalho estão em condições de pico em todos os momentos. Embora Ger não construa os barris ele mesmo, ele e sua equipe de tanoeiros inspecionam 1.800 barris em uma base diária. Ele também é encarregado de manter a relação com os proprietários anteriores do barril em Jerez, no norte da Espanha e na América, onde eles detinham Sherries, Ports e Bourbons. Em seu papel de embaixador em Jerez, Ger viu onde o carvalho cresce, observou como foi cortado em um quarto - um corte muito específico para obter os anéis das árvores a 90 graus na placa e testemunhou os barris sendo feitos por seu espanhol homólogos. Ger fala de um interesse em experimentar métodos através dos olhos de outra pessoa; Permitindo-lhe ter uma idéia da madeira que ele vai estar trabalhando com, algo que ele conta como um dos destaques de seu papel na Jameson.

No entanto, é a sua paixão pelo produto e o fim do processo que lhe dão mais prazer. Ele orgulhosamente afirma que "50% do gosto de um uísque vem da madeira - deste modo, a madeira e o processo de destilação têm um efeito igual sobre o paladar". O sentimento de orgulho de Ger em um trabalho bem feito é reflectida nos sabores complexos de doçura e carvalho que estão presentes em cada copo de Jameson Irish whisky. "Quando você vê um barril sendo esvaziado, com aquele belo âmbar dourado, quase como mel, sabendo que a cor veio diretamente dos barris é um sentimento fantástico".

Não são apenas os barris que estão nas mãos capazes de Ger, mas o futuro da própria embarcação. Como um dos últimos Coopers do país, Ger assumiu um aprendiz para assegurar que sua experiência e habilidades são passadas na próxima geração.

Ger Buckley Video

Um verdadeiro artesão na forma mais pura da palavra, Ger é uma quinta geração Midleton Cooper que usa os mesmos métodos e ferramentas como seu avô. Sua paixão provém não apenas da linhagem de sua família, mas também de seu fascínio com os variados atributos que sua fonte preferida permite.


A antiga destilaria do Jameson poderá estar fechada até Março, mas a nossa destilaria em Midleton estará aberta.

Visite-nos